15 de maio: Dia do (a) Assistente Social 15/05/2021 - 10:00

No dia 15 de maio é comemorado o Dia do (a) Assistente Social, profissional que colabora com a promoção do bem-estar social. Se dedica a lutar pelos direitos humanos e por melhores condições de vida para grupos sociais vulneráveis.

A profissão é regida pela Lei Federal Nº 8.662/1993 e o trabalho foca na coletividade e na integração do indivíduo na sociedade. O (a) assistente social analisa, elabora, coordena e executa planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, os benefícios, o lazer, a justiça, a habitação e outros.

De acordo com o Conselho Federal de Serviço Social (CFSS), o Brasil é o segundo país do mundo com maior número de assistentes sociais, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Cerca de 189 mil pessoas trabalham no setor no país.

A Assistente Social da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), Gabriele Rezende, explica como é a atuação do (a) profissional dentro da instituição. “O profissional atua na perspectiva de garantia de direitos e redução das desigualdades sociais. Junto à DPE-PR, como apoio ao atendimento jurídico, possibilitando um atendimento integral ao usuário, que muitas vezes, busca a instituição para um atendimento judicial, mas tem como pano de fundo, uma demanda social latente, que, em alguns casos, pode ser atendida apresentando outras possibilidades ao usuário. O ingresso de ação judicial, em muitas ocasiões, pode se tornar desnecessário.

“A atividade se dá em várias frentes, junto a Coordenadoria de Planejamento, Escola da Defensoria Pública do Estado, Departamento de Recursos Humanos, junto a todos os Núcleos Especializados da Defensoria Pública, junto aos Fóruns descentralizados de Curitiba, na Casa da Mulher Brasileira e nos Centros de Atendimento Multidisciplinares – CAMs, presentes na maioria das unidades da DPE-PR”, explica a Assistente Social.

A Constituição Federal de 1988 foi um grande marco para a proteção social e permitiu muitos avanços em meio ao movimento de redemocratização da sociedade. A Carta Magna, como assim é chamada, ampliou o rol de direitos sociais e afirmou a Seguridade Social enquanto direito do cidadão e dever do Estado.

O trabalho multiprofissional dentro da DPE-PR é fundamental e possibilita a intervenção profissional em várias frentes. “A atuação do Serviço Social junto a Psicologia, o Direito, a Sociologia, o Administrador, o Estatístico, entre outros profissionais presentes na instituição, são complementares. Cada especialidade consegue intervir na realidade da instituição ou do usuário, através da sua área de conhecimento, promovendo uma atuação, ou atendimento integral e qualitativo. Sendo assim, conseguimos debater e explorar múltiplos aspectos de um mesmo objeto”, diz Gabriele Rezende.

“Sou Assistente Social há 12  anos, já fui Servidora pública municipal, atuei principalmente nas políticas de assistência social, habitação e saúde. Hoje, na coordenadoria de Planejamento, desenvolvo a assessoria técnica e consigo compreender melhor o funcionamento de uma instituição pública como a DPE-PR. Visualizo a oportunidade da equipe técnica atuar junto a gestão, apoiando e desenvolvendo projetos multidisciplinares, institucionais e estratégicos para melhoria dos serviços prestados pela DPE-PR”, completa a Assistente Social da instituição.

GALERIA DE IMAGENS