Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC)

Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC)

 

A Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) é o mais novo setor da Defensoria Pública do Estado do Paraná e representa um grande avanço da instituição para a promoção do acesso à justiça pela população paranaense, em especial a que se encontra em situação de vulnerabilidade.

A CRC é a responsável pela realização do primeiro atendimento dos usuários e usuárias da instituição, feito de forma virtual, e também pela triagem socioeconômica, quando é feita a análise da documentação apresentada por quem deseja ser atendido(a) pela DPE-PR.

A equipe da CRC, neste primeiro atendimento, realiza o acolhimento do usuário ou usuária, e após ouvir a sua narrativa, identifica a sua demanda, seja judicial ou extrajudicial, e a competência da ação e, ao final, agenda a continuidade do atendimento no setor responsável da instituição. 

E, para que a CRC consiga concretizar o seu objetivo, acaba de lançar o seu Banco de Currículos, a fim de selecionar estagiários e estagiárias de Graduação em Direito, notadamente dos dois primeiros anos de graduação, para compor a sua equipe.

A priorização desse perfil de estudantes leva em consideração o fato de que as ofertas para estágio nos primeiros anos da graduação são escassas, e também a importância de orientar e formar o(a) estudante de Direito, desde o início de sua graduação, para que aprenda a acolher, a orientar e a traduzir juridicamente as demandas sociais da população em situação de vulnerabilidade. Ainda, o objetivo é divulgar, já nos primeiros anos das Faculdades de Direito, o relevante e essencial trabalho realizado pela Defensoria Pública para a garantia do acesso à justiça no país.

Confira as atribuições dos(as) estagiários(as):

Ensino Médio: contato telefônico com assistidos(as) para informar o dia e horário do agendamento de seu atendimento, bem como realização de eventual remarcação ou cancelamento do agendamento. Auxílio nas atividades administrativas do setor.

Valor da bolsa: R$ 465,83 + Vale-Transporte de R$ 242,00.

Graduação: identificação da demanda jurídica e da competência da ação; realização do agendamento para o prosseguimento do atendimento no setor correspondente; complementação do cadastro do usuário no sistema, caso necessário; e, nos casos de falta de atribuição da DPE, realização de encaminhamento do(a) assistido(a) para as instituições públicas competentes.

Valor da bolsa: R$ 750,00 + Vale-transporte de 242,00.

Pós-Graduação: além das atribuições anteriores, estagiários(as) de pós-graduação vão fazer o acompanhamento processual e fornecer informações ao(à) usuário(a) sobre o andamento de seu processo judicial, de maneira virtual, através de atendimento via chat. Também vão auxiliar os(as) demais estagiários(as) no desempenho de suas funções.

Valor da bolsa: R$ 1,7 mil + Vale-transporte de 242,00.

Feitas tais considerações, a Central de Relacionamento com o Cidadão da Defensoria Pública do Estado do Paraná aguarda o envio do seu currículo.

 

Realize o upload do currículo no formato PDF e com tamanho máximo de 2MB.
Condições de envio