Mutirão de reconhecimento voluntário de paternidade ou maternidade
No dia 06 de dezembro, das 10h às 16h, a sede da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) em Foz do Iguaçu vai receber um mutirão de reconhecimento voluntário de paternidade ou maternidade com coleta de material para exame de DNA de forma totalmente gratuita – como em todos os serviços da Defensoria Pública do Estado do Paraná. A ação faz parte do projeto (Re)Conhecendo Direitos, iniciativa da DPE-PR que tem o objetivo de reduzir os índices, no estado, de registros de nascimentos sem o nome do pai. Desde junho, quando o projeto foi lançado, 390 pessoas já foram atendidas em diversas cidades do Paraná.
Para ser atendido(a), basta comparecer ao local com documentos pessoais – RG e CPF – comprovante de residência e de renda e certidão de nascimento das crianças e adolescentes. É necessária a presença da criança, adolescente ou adulto(a) e do(a) suposto(a) genitor(a) para a realização do exame de DNA. Toda a população de Foz do Iguaçu e cidades da região podem buscar atendimento. Haverá serviço de comunicação em LIBRAS para quem precisar.
O serviço também é oferecido a quem deseja fazer o reconhecimento da maternidade de um filho ou filha. Os casos são mais raros, mas existem, logo, tais mulheres também podem ser atendidas pelo mutirão da DPE-PR.
Não é necessário fazer inscrição. O atendimento é por ordem de chegada.
Mutirão de reconhecimento voluntário de paternidade ou maternidade
Rua Antônio Raposo, 923 Foz do Iguaçu PR Brasil