Pedido de divórcio para oficializar amigavelmente o fim da união: o “campeão” de atendimentos do mutirão “Concilia Paraná” na Lapa 01/12/2022 - 19:11

Mais uma vez, uma das cidades mais antigas do Paraná recebeu uma edição do Mutirão de Atendimento “Concilia Paraná”, realizado pela Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR). Depois de Paranaguá – a cidade onde “nasceu” no estado – a Lapa, localizada na região metropolitana de Curitiba, contou com uma edição deste evento que proporciona às cidadãs e cidadãos a resolução de demandas e problemas na área da Família de forma consensual, sempre por meio da conciliação, como o nome já diz.

Realizado na Sede Campestre da Associação dos Funcionários Públicos Municipais, no Bairro José Lacerda, das 9h às 16h, esta edição do Concilia Paraná realizou 56 atendimentos e realizou 25 acordos  e, mais uma vez, a maioria das pessoas buscou o evento para realizar divórcios. E muita gente que procurou o mutirão estava na mesma situação: separada há vários anos e esperando uma oportunidade para regularizar a pendência. 

A profissional de serviços gerais Doraci dos Santos (56) já estava separada do marido há seis anos. Foi ele que propôs que os dois resolvessem a situação nesta edição do Concilia Paraná. “Foi tranquilo, rápido, muito bom... Atenderam super bem”, elogiou. 

Já no caso do administrador José Augusto Stoco (51), o divórcio teve que ser realizado de forma remota, já que a ex-esposa, de quem já está separado há 27 anos, vive em União da Vitória, no sul do estado. “A gente vai deixando pra depois, só que tem que resolver. Eu já tenho uma companheira há 21 anos e a gente só tem o contrato de união estável, então, nada como regularizar, deixar tudo em ordem”, explicou. 

O aposentado Adão Joacir Kmiecik (59) e a diarista Maria José Kmiecik (49) estavam separados desde maio e aproveitaram o Concilia Paraná para, juntos, assinarem os papéis que darão entrada na regularização do caso. “O atendimento foi louco de bom, excelente!”, avaliou Maria José Kmiecik. “A gente não tem dinheiro para essas coisas, a situação está muito difícil, então, esse atendimento foi muito bom, cem por cento!”, elogiou Adão Kmiecik, que mora na região rural do município.

“Encerramos a quarta edição do Concilia Paraná com a certeza de que o programa está se consolidando no Estado. Foi um grande dia de atendimento na Lapa, em que pudemos resolver de uma maneira ágil, desburocratizada e gratuita, situações de divórcio, guarda, regulamentação de pensão e visita, bem como partilha de bens, da população dessa região que não conta com os serviços da Defensoria Pública”, avaliou o coordenador da Assessoria de Projetos Especiais, Matheus Munhoz, defensor público responsável pela organização do mutirão.

O prefeito da Lapa, Diego Ribas, comemorou a parceria com a Defensoria. Como Prefeito da Lapa, o meu desejo é que esta parceria que firmamos com a Defensoria Pública do Paraná seja a primeira de muitas. Tivemos aqui em nossa cidade a resolução de várias pendências na área da família de forma gratuita à população. Agradeço imensamente ao Defensor Dr. Matheus Munhoz,à nossa Procuradoria Municipal e a todos os Departamentos envolvidos.

 

Lapa

Fundada em 1769, a Lapa possui o maior acervo de bens tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Paraná, e foi palco do episódio conhecido como “Cerco da Lapa”, em 1894, durante a Revolução Federalista, que ocorreu pouco após a Proclamação da República no Brasil, em 1889.

 

Equipe

Trabalharam no Concilia Paraná na Lapa os defensores públicos Matheus Munhoz e Juliano Marold e a defensora pública presidenta da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Paraná (ADEPAR) Jeniffer Scheffer; as assessoras Bruna Abdala, Evelyze Bakaus, Flavia Portela, Giovana Daledone, Julia Helena da Silva, Juliana Bitencourt, Larissa Mayer, Maryane Gomes, Silvia Pamplona e Simone Correa da Maia; a administradora da Ouvidoria da DPE-PR, Ane Carolina Santos Nascimento; a relações públicas Janaína Ferreira dos Santos; o assessor Luiz Roberto Feltran; as estagiárias Juliana Xavier Nardino e Lorena Negrelli Cruz; a profissional de Informática Carla Reis e a jornalista Rosane Mioto. 

 

 

GALERIA DE IMAGENS