Golpes no Dia do(a) Consumidor(a): Defensoria Pública dá dicas para aproveitar as promoções com segurança 14/03/2024 - 17:21

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) alerta para promoções e ofertas fraudulentas oferecidas ao público durante o Dia do Consumidor, nesta sexta-feira (15). Em geral, o comércio disponibiliza produtos e serviços com preços mais acessíveis neste período do mês de março. No entanto, o Núcleo de Defesa do Consumidor (NUDECON) da DPE-PR destaca que o momento de compras mais vantajosas também é aproveitado para a aplicação de golpes. Para não cair em fraudes e conseguir utilizar os descontos, confira dicas preparadas pela equipe do NUDECON:

Cartão de crédito em compras virtuais

O(a) consumidor(a) deve ter cuidado ao fazer compras pela internet de produtos ou serviços por meio do cartão de crédito. A Defensoria Pública recomenda que os dados de registro do cartão devem ser, quando possível, removidos do site logo após a efetivação do pagamento. Esse cuidado, de acordo com o NUDECON, pode evitar que as informações da conta bancária contidas no cartão de crédito sejam acessadas por terceiros sem a autorização do titular. Além disso, reduzir o limite de crédito após a compra e utilizar preferencialmente um cartão virtual também são prevenções saudáveis para aproveitar as promoções oferecidas online. Seguir essas recomendações reduz as chances de que o crédito seja utilizado por outra pessoa caso os dados da conta sejam extraviados - vale ressaltar que o cartão virtual pode ser cancelado mais rapidamente que o físico.

Sites falsos

Outro alerta é em relação aos “golpes de phishing”, sites intencionalmente falsos que se passam por empresas ou instituições reconhecidas pelo público. O NUDECON sugere que os(as) consumidores(as) estejam atentos a detalhes que indicam a fraude: erros de português, remetente de e-mail que não corresponde à organização que afirma representar e links com direcionamentos suspeitos. A Defensoria Pública também lembra que é importante verificar avaliações de clientes sobre o serviço, não apenas no próprio site, como também, e principalmente, em plataformas específicas de reclamação. Em geral, esses sites oferecem condições de venda mais atrativas em relação às empresas oficiais, com melhores descontos, por exemplo. No entanto, além de não entregar o serviço ou produto comprado, essa tática pode ser usada também para infectar computador, celular ou outros dispositivos por meio de vírus. 

Golpes com Pix

Ainda que possa facilitar pagamentos online, o Pix também é alvo de tentativas de golpe e precisa ser utilizado com cuidado, segundo o NUDECON. O núcleo orienta verificar sempre o destinatário que receberá o valor da compra. Em caso de suspeita, é importante checar se ele corresponde com o nome ou o CNPJ da empresa.

Caiu em golpe e precisa de orientação jurídica gratuita?

Se você for vítima de fraude, a Defensoria Pública oferece orientação jurídica gratuitamente. Caso a DPE-PR identifique que vários(as) consumidores(as) enfrentam o mesmo problema, a instituição pode analisar as medidas cabíveis. Entre em contato por meio do telefone: (41) 99232-2977.

Para mais informações, acesse a página do NUDECON.