CNJ premia projeto da DPE-PR que leva judô para jovens no sistema socioeducativo 16/10/2025 - 17:50
Na última quarta-feira (15), um projeto da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) conquistou o reconhecimento da 5ª edição do Prêmio Prioridade Absoluta - iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A DPE-PR ficou em segundo lugar na categoria Eixo Socioeducativo com uma iniciativa que trabalha a prática do judô em atividades para a reintegração social de jovens do Centro de Socioeducação de Londrina (Cense I), que também apoia a ação.
O projeto funciona na unidade desde setembro de 2024, e busca contribuir com a jornada de adolescentes que cumprem medida socioeducativa. A proposta é integrar os princípios do judô com a psicologia. As aulas ocorrem às segundas-feiras, e são ministradas pelo psicólogo e servidor da Defensoria Pública Fábio Eiji Sato. Ele é responsável pela idealização e aplicação do projeto no centro socioeducacional, e visa, através do esporte, criar uma rede de comunicação e reflexão com os meninos residentes.
“O foco da aula não é o judô. Eu introduzo alguns conceitos e exercícios básicos, mas não a luta em si. O objetivo é trazer a filosofia do esporte, relacionada ao respeito, disciplina e resiliência”, ressalta Sato.
Além dele, participaram da composição do documento da ação a defensora pública Elisabete Aparecida Arruda Silva e a assessora jurídica Tabata de Oliveira Polimeni. Pelo CENSE, a agente socioeducativa Marluce Zambrin contribui com a estrutura utilizada nas atividades.
A utilização das artes marciais como meio para a abordagem psicológica, segundo o servidor, gera benefícios físicos e mentais para a ressocialização. Além disso, ela potencializa novas formas de comportamento dentro da sociedade. Por meio das aulas, Fábio busca criar um ambiente seguro de conversa e reflexão, onde busca contribuir para o conhecimento das dificuldades e experiências vividas pelos jovens.
“A filosofia do judô acaba sendo uma porta de entrada, o que facilita a formação de vínculos com os adolescentes. Ajuda a estabelecer os diálogos e direcionamentos sobre o que conversar, para onde ir, como trazer e como fazer ganchos com a questão das reflexões que eles precisam fazer nesse momento da vida, para pensar em novos caminhos”, afirma o servidor.
Prioridade Absoluta
O Prêmio Prioridade Absoluta busca dar visibilidade às ações realizadas por instituições jurídicas do país que promovam os direitos de crianças, adolescentes e jovens.