DPE-PR abre novo curso de formação e marca 61 defensores capacitados em um ano e meio 22/04/2024 - 14:38

O defensor público-geral do Paraná, André Ribeiro Giamberardino, realizou, nesta segunda-feira (22), a abertura do curso de formação de defensores(as) públicos(as) em Curitiba. O curso é organizado pela Escola da Defensoria Pública do Estado do Paraná e destinado aos(às) 16 empossados(as) na última quinta-feira (18/04). Com duração de dois meses, a capacitação contemplará o trabalho técnico e prático dos diferentes setores da instituição. A abertura contou com a participação de membros da Administração Superior, da Corregedoria-Geral, da Associação de Servidoras e Servidores da Defensoria Pública do Estado do Paraná (ASSEDEPAR) e da Ouvidoria-Geral.

O novo curso é a continuidade da formação dos(as) aprovados(as) no lV concurso. Em um ano e meio, a DPE-PR capacitará 61 defensores(as) públicos(as). “O curso é uma oportunidade de troca de experiências, ganhos de segurança e entender como a instituição e a organização judiciária do Paraná funcionam. Estamos muito animados e esperamos que todos os novos defensores e todas as novas defensoras aproveitem muito a capacitação”, afirma Giamberardino.

Ao longo de dois meses, os(as) defensores(as) participarão de mutirões de atendimento à população, julgamentos no Tribunal do Júri de Curitiba, audiências de custódia e preparação para contato com a mídia, dentre outras atividades. Eles(as) também conhecerão a atuação dos núcleos especializados, das assessorias estratégicas e dos setores administrativos. “Nosso curso de formação ganhou reconhecimento nacional com um modelo que mescla o conhecimento interno da instituição e grandes atividades práticas. A ideia é preparar eles e elas de maneira adequada para enviá-los às comarcas já com experiências próximas da realidade de trabalho que vão efetivamente encontrar”, explica Leônio Araújo dos Santos Junior, defensor público e diretor da EDEPAR. O curso será concluído em junho, com a realização do VIlI Encontro Anual de Teses e Concurso de Práticas Institucionais Exitosas da DPE-PR.

A nova defensora pública Louizi Souza Barros de Oliveira conta que ela e os(as) colegas estão com grandes expectativas em relação ao curso de formação. “Estamos muito empolgados para conhecer a atuação prática da Defensoria, as estruturas da instituição e o dia a dia de trabalho. É uma alegria e uma realização sem tamanho estar aqui nesta abertura oficial e participar do curso durante as próximas semanas”, destaca ela.

Interior

Nesta segunda-feira, a Assessoria Especial para Assuntos do Interior conversou com os(as) defensores(as) recém-empossados. A coordenadora, defensora pública Aline Valério Bastos, apresentou o funcionamento da assessoria e explicou como ela poderá apoiar a atuação das equipes em todo o Paraná. “Quando entramos em uma instituição pública, muitas vezes não trazemos uma grande experiência administrativa. Então é muito importante que desde já esse novo grupo de defensores e defensoras saiba que a assessoria está aqui para ser esse suporte administrativo para as demandas do dia a dia, um instrumento de diálogo entre a capital e o interior”, ressalta Bastos.

Durante esta tarde, o curso também contou com a participação do Núcleo da Infância e Juventude (NUDIJ). O defensor público e coordenador do NUDIJ, Fernando Redede, falou sobre a atuação da DPE-PR na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Administrativo

Ainda na última sexta-feira, após a posse, os(as) novos(as) defensores(as) já puderam iniciar a formação com introdução aos setores administrativos da Defensoria Pública. Eles e elas conversaram com o Departamento de Recursos Humanos, a Coordenadoria-Geral de Administração e o Departamento de Informática. No encontro, os(as) defensores(as) puderam entender questões relacionadas ao funcionamento interno da DPE-PR.

GALERIA DE IMAGENS