Defensoria Pública entrega relatório sobre condições de Unidade de Pronto Atendimento ao município de Cascavel 27/03/2024 - 17:18

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) entregou à Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel (SESAU), na última sexta-feira (22), um relatório sobre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Veneza. O documento é resultado de uma inspeção da DPE-PR no local, realizada no último dia 13. Na visita, a equipe constatou falta de recursos para atendimento à população e de condições de trabalho para os profissionais de saúde. A Defensoria Pública realizou a inspeção após reunião com a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Cascavel, em que foi discutido o enfrentamento ao aumento de casos de dengue na cidade.

Segundo o defensor público André Ferreira, o relatório sugere a adoção de medidas para melhorar o funcionamento do serviço na UPA. Dentre elas, estão a convocação de enfermeiros e técnicos já aprovados em concurso. “Para se ter uma ideia, pela falta de trabalhadores, sete funcionários chegavam a cobrir a demanda de vinte. Além da sobrecarga de trabalho, essa situação gera filas de quase 10 horas para que a população seja atendida, uma situação grave que necessita de intervenção para a garantia do acesso aos serviços de saúde”, afirma Ferreira.

Na inspeção, a DPE-PR também verificou falta de insumos e materiais para higienização de pacientes. A unidade carece ainda de macas e ambulâncias que façam o transporte de pessoas para internação em hospital. Para garantir o atendimento, a equipe da UPA realiza a internação no próprio local, em leitos improvisados.

“Nós pudemos constatar que desde meados do ano passado os servidores da UPA Veneza relatavam a falta de recursos para a Secretaria de Saúde, então não é um cenário exclusivamente decorrente dos casos de dengue, mas o agravamento de um quadro que já tinha diversos problemas”, destaca Ferreira. A DPE-PR acompanhará o trabalho da SESAU, que se comprometeu a buscar soluções para a situação da UPA, de acordo com o defensor público.

A Defensoria Pública também entregou o relatório à Câmara Municipal, ao Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR) e ao Sindicato dos Funcionários e Servidores de Cascavel.

Clique aqui e confira o relatório na íntegra .