DPE-PR abre novo Processo Seletivo Unificado de Estágio em Direito 11/03/2024 - 11:03

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) abre hoje (11/03) as inscrições para um novo processo seletivo unificado para cadastro de reserva de estagiários(as) de Graduação em Direito. As vagas serão disponibilizadas nas cidades de Almirante Tamandaré, Apucarana, Cambé, Campo Mourão, Castro, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Jandaia do Sul, Londrina, Paranavaí, Pato Branco, São José dos Pinhais e União da Vitória. Confira o edital completo.

As inscrições devem ser feitas no site do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-PR) até o dia 01º de abril. A seleção será realizada por meio de prova online no dia 05 de abril, e cada estudante pode escolher, no momento da inscrição, apenas uma cidade ou setor de atuação. O processo seletivo é válido apenas para estudantes de graduação em Direito do terceiro ao penúltimo período do curso (3º ao 9º semestre) – ou, nos casos de cursos com periodicidade anual, entre o segundo e o quinto anos. Conforme o cronograma, a publicação do Edital de Resultado Final está prevista para o dia 26 de abril e o prazo de validade do processo seletivo será de um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Há reserva de vagas para pessoas com deficiência e para pessoas pretas e pardas. As inscrições são gratuitas.

“Lançamos mais um processo seletivo unificado, o quarto desde a sua implantação, de modo a facilitar o acesso do estudante à prática das atividades na Defensoria Pública em todo o estado, e de as sedes contarem com cada vez mais estagiários para auxiliar nas atividades. O estudante terá a oportunidade de colocar seus conhecimentos técnicos em prática, além de desenvolver seu relacionamento interpessoal, dada a humanidade do atendimento prestado pela Defensoria Pública. É uma grande experiência”, explica o defensor público Leônio Araujo dos Santos Junior, diretor da Escola da Defensoria Pública do Estado do Paraná (EDEPAR), responsável pelo processo seletivo dentro da DPE-PR.

 

Saiba mais

Para se candidatar, o(a) estudante deve pertencer a uma das instituições de ensino conveniadas com o CIEE-PR. Também é necessário ter cadastro ativo e atualizado junto ao órgão e disponibilidade para estagiar de manhã ou à tarde. A jornada de estágio será de cinco horas diárias (25 horas semanais), e o contrato de estágio entre a Defensoria e o(a) estagiário(a) terá duração de um ano, podendo ser prorrogado por mais um. Os benefícios incluem bolsa-auxílio de R$1002 e vale-transporte de R$264. 

O contrato de estágio é regido pela Lei Federal nº 11.788 de 25 de setembro de 2008. Os(as) candidatos(as) classificados(as) permanecerão no Cadastro de Reserva e serão chamados(as) conforme necessidade da Defensoria Pública do Estado do Paraná durante a vigência do Processo Seletivo. A jornada de atividade, se manhã ou tarde, será definida de acordo com o horário de atendimento do local de estágio. 

Em caso de dúvidas em relação ao processo seletivo, entre em contato com o Setor de Seleção Especial do CIEE/PR através do e-mail processos.especiais@cieepr.org.br