• Flickr
  • Facebook
  • Youtube

Defensoria

01/10/2021

DPE-PR inicia projeto “Cidadania e Educação em Direitos”

A sede da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) em Cornélio Procópio, no dia 23 de setembro, iniciou o projeto de “Cidadania e Educação em Direitos” para os jovens do ensino médio da rede estadual de educação do município. As reuniões acontecem às quintas-feiras das 14h às 15h pela plataforma google meet. 

O projeto conta com a participação da equipe multiprofissional da DPE-PR, a defensora pública, Aline Valerio Bastos, a assistente social, Hellen Maysa Piva, e os psicólogos da instituição, Francisco da Silva Reis Filho e Luã Carlos Valle Dantas.

De acordo com o psicólogo da DPE-PR, o objetivo dos encontros é apresentar aos adolescentes noções básicas sobre direitos humanos e cidadania. “O projeto mostra a importância de uma sociedade mais democrática, plural e inclusiva que tenha como intuito a cidadania e o respeito aos direitos humanos para todos. Representa uma oportunidade educacional para os  jovens perceberem a sociedade de maneira ampla, visando mitigar conceitos e preconceitos para a construção de empatia, solidariedade e respeito à individualidade e inclusão social”, explica Francisco da Silva Reis Filho.

Ao longo de 6 encontros, as aulas abordarão assuntos de história dos direitos humanos e da cidadania, racismo estrutural, bullying, machismo, violências na sociedade, direitos da criança, do adolescente, da mulher, do idoso, da pessoa com deficiência e da população LGBTQIA +.

Na primeira reunião, participaram cerca de 72 estudantes com idades entre 15 e 17 anos dos colégios estaduais de Assaí (CE Conselheiro Carrão), Bandeirantes (CE Cívico-Militar Prof. Mailon Medeiros), Congonhinhas (CE José Domingues da Costa), Cornélio Procópio (CE Dulce de Souza Carvalho, CE Cristo Rei, CE Castro Alves, CE Cívico-Militar Monteiro Lobato), Leópolis (CE Maria José Pegoraro de Souza), Nova América da Colina (CE Papa Paulo VI), Nova Fátima (CE Adelaide Glaser Ross), Rancho Alegre (CE Paulina Pacífico Borsari), Santa Cecília do Pavão (CE Jerônimo Farias Martins), Santa Mariana (CE Joaquim Maria Machado de Assis), São Jerônimo da Serra (CE do Campo de São João do Pinhal), São Sebastião da Amoreira (CE Padre Jerônimo Onuma), Sertaneja (CE do Campo Prof. Agmar M. Scardazzi ) e Uraí (CE Prof. Regina Tokano).

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.