• Flickr
  • Facebook
  • Youtube

Defensoria

28/09/2021

DPE-PR inaugura posto de atendimento na ALEP

Na tarde desta terça-feira (28/9), a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) inaugurou o novo posto de atendimento dentro da Assembleia Legislativa do Estado. O espaço será de atendimento gratuito da população que busca apoio jurídico, principalmente nas áreas da família e direitos do consumidor. 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB) celebrou a inauguração e explicou alguns dos motivos desta parceria entre as instituições. “É mais um momento em que a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná vive com muita intensidade. A Defensoria Pública está hoje instalada oficialmente aqui na casa. O objetivo é de aproximar a população do nosso estado e principalmente aqui de Curitiba e Região Metropolitana no atendimento que é tão importante e essencial para as famílias que tem dificuldades de chegar até as instituições para recorrer no momento de dificuldade, principalmente na esfera judicial. E a Defensoria é um braço do atendimento às famílias carentes do nosso estado”.

O objetivo principal da criação da nova sala dentro da ALEP é a proximidade com o povo, o secretário chefe da Casa Civil, Guto Silva, comenta sobre a funcionalidade do local. “Esse ponto aqui na Assembleia é mais do que justo e coerente, estar na casa do povo para atender os mais vulneráveis, aos que mais tem dificuldade de acessar o serviço público, de acessar a justiça. Essa daqui será uma porta de entrada de gentileza e serviço público diferenciado para atender quem mais precisa”.

Presente na cerimônia, o presidente do TJPR, desembargador José Laurindo também reafirmou o papel da defensoria neste novo espaço. “É enorme esse processo de reafirmação da democracia, porque é a defesa dos direitos fundamentais. São pessoas que estão aqui em prol de valores que são inerentes a aquilo que mais precisamos hoje, de pacificação. Vamos fazer com que o povo tenha voz”.

Com o mandato terminando, o defensor público-geral do Estado, Eduardo Abraão comemorou a entrega de mais um dos projetos que foram implementados na sua gestão. “Estou encerrando meu mandato e pra mim é muito gratificante encerrar em um evento como esse, dentro da Assembleia Legislativa. Este projeto faz parte de um pacote de medidas tomadas pela atual gestão, nós iniciamos as tratativas em 2019, a ideia primária era fechar a instalação no ano de 2020, mas veio a pandemia e tivemos que adiar para o ano de 2021. A Defensoria dentro do poder legislativo é algo que só engrandece o espaço democratico, o acesso à justiça e com certeza nós estaremos mais próximos da população”.

Sobre o início do atendimento ao público no novo posto, o DPG deu detalhes sobre a previsão de abertura. “A gente vai iniciar o trabalho muito em breve. Nós temos agora por parte da Defensoria Pública a necessidade de fazer instalações de equipamentos eletrônicos que é preciso para o trabalho. Estamos montando nossa programação para que no início de novembro possamos receber a população para o atendimento direto”.

Estavam presentes na cerimônia de inauguração as seguintes autoridades: defensor público-geral do Estado, Eduardo Abraão; defensor público-geral eleito da DPE-PR, André Giamberardino; presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, Ademar Luiz Traiano; primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, Luiz Cláudio Romanelli; secretário chefe da Casa Civil, Guto Silva; presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador José Laurindo; procurador do Ministério Público, Eduardo Cambi; ouvidor da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, Elio Rusch; subdefensor-geral da DPE-PR, Matheus Munhoz e prefeito de Jesuítas e presidente da AMP, Junior Weiller.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.