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Defensoria

09/06/2015

Parceria cria canal de atendimento entre DPPR e usuários da TIM

A Defensoria Pública do Paraná, em parceria com o Conselho de Usuários da TIM Região Sul, lançou na última terça feira (02/06), na sede da empresa TIM, o “0800 Defensoria”, um canal de atendimento aos usuários que venham procurar a Defensoria Pública para solução de demandas consumeristas.

A solenidade ocorreu durante a segunda reunião ordinária da região sul e contou com a participação do defensor público Bruno Passadore; a coordenadora do Procon no Paraná, Claudia Silvano; os conselheiros da região sul da TIM representado pelo seu presidente Renato Vieira; o diretor comercial da TIM Sul Carlos Eduardo Spezin Lopes; e o secretário nacional do Conselho de Usuários da TIM, Ricardo Alves.
 
O Paraná é o primeiro estado da região sul a atuar com este modelo de atendimento, que foi criado com o objetivo de atender demandas que a Defensoria Pública venha a receber de seus usuários. O projeto busca evitar que o consumidor passe meses discutindo na Justiça uma demanda que pode resolver em dias.

Segundo o defensor público Bruno Passadore, “o canal não só promoverá a solução extrajudicial de centenas de litígios entre usuários dos serviços da Defensoria Pública do Estado do Paraná e os clientes da TIM, mas também será muito importante por duas principais razões: de um lado pelo fato de o Judiciário estar colonizado por demandas de baixas complexidade que acabam por obrigar o Estado a direcionar pessoal e gastos com juízes, defensores públicos, promotores de justiça e outros servidores públicos em casos simples e que poderiam ser utilizados de maneira mais eficiente em outras questões, situação que implica uma maior morosidade e ineficiência da tutela jurisdicional; e, de outro, pelo fato que construção de soluções diretamente pelas litigantes - não sendo chamado, portanto, um terceiro (o juiz) para decidir a causa - acaba por criar um sentimento de que a melhor decisão foi tomada e que a Justiça efetivamente foi realizada no caso concreto.”

Na mesma oportunidade, foi disponibilizado pela TIM para a Defensoria um exemplar do Código de Defesa do Consumidor em braile, com foco na possibilidade de inclusão e propagação dos direitos a um setor da sociedade que normalmente é excluído das iniciativas.

"É um prazer estar aqui representando o Conselho de Usuários da região Sul e desde já, nos colocamos à disposição dos órgãos de defesa do consumidor para ajudar a incentivar a melhoria das relações de consumo", ressaltou o presidente do Conselho de Usuários da TIM, Renato Vieira.

“Ficamos extremamente satisfeitos em conseguir, efetivamente, botar em prática a disponibilidade desse canal atendimento, evitando que as demandas sejam encaminhadas ao Judiciário. Agradeço aos representantes da TIM, aos Conselheiros e efetivamente gostaria de agradecer imensamente mais uma vez à Defensoria do Paraná, por toda a forma com que conduz o atendimento aos seus usuários e por dar oportunidade a eles de terem suas demandas atendidas através deste canal”, declarou o secretário nacional do Conselho de Usuários da TIM, Ricardo Alves.

Na sequência da reunião, a coordenadora do Procon PR, Claudia Silvano, apresentou a plataforma consumidor.gov.br, ferramenta disponibilizada pelo Ministério da Justiça através da Secretaria Nacional do Consumidor, onde a Gestão no estado do Paraná é realizada pelo Procon, plataforma esta que tem como foco a solução das demandas virtualmente, sendo esta uma solução que traz ganhos a todas as partes, sendo esta elogiada por todos os Conselheiros presentes ao encontro.
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