• Twitter
  • Facebook
  • Flickr
  • Youtube
  • Flicker

Defensoria

09/10/2019

NUDIJ participa de III Seminário de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes

O evento ocorreu na última quarta-feira e discutiu os direitos de crianças e adolescentes.

 

A Comissão Regional de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes de Umuarama realizou na última quarta-feira (02), o III Seminário de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes. O evento discutiu os direitos de crianças e adolescentes, contextualizando o fenômeno da violência na sociedade e provocando reflexão e discussão acerca de estratégias intersetoriais de enfrentamento da cultura e da violência, bem como sobre os encaminhamentos e fluxos de atendimentos.  

O seminário aconteceu no Centro Cultural Vera Schubert, em Umuarama, e contou com a participação de cerca de 300 pessoas das Redes de Proteção das Crianças e Adolescentes dos 21 municípios da Regional de Umuarama. Além disso, o evento apresentou a Força Tarefa Infância Segura do Paraná, com especial atenção aos crimes e abusos cibernéticos e virtuais.

Entre os presentes, estavam profissionais de diversas áreas de atuação, como: assistência social; educação; saúde; Conselho Tutelar; Segurança Pública; Ministério Público; Poder Judiciário, além da Defensoria Pública do Estado do Paraná, representada pela defensora pública dra. Ana Luísa Imoleni Miola, que compôs a mesa de abertura.

O defensor público coordenador do Núcleo da Infância e Juventude, dr. Marcelo Lucena Diniz, tratou da Lei n° 13.431/2017, que versa acerca da proteção de crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violências, trazendo a discussão da revelação espontânea, escuta especializada e depoimento especial, assuntos demasiadamente importantes e emergentes aos profissionais que atuam frente a demanda da violência nas Redes de Proteção.

A Comissão Regional de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes conta com profissionais do Escritório Regional da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), do Núcleo Regional de Educação (SEED), do Centro de Socioeducação (CENSE), Casa de Semiliberdade, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), 12° Regional de Saúde (SESA), Segurança Pública, Ministério Público e Defensoria Pública do Estado do Paraná (Sede Umuarama), representada na figura do psicólogo Clodoaldo Porto Filho.

O encontro contou com as presenças destacadas da Promotora de Justiça, Silvia Leme Correa; da Psicóloga da Casa de Semiliberdade de Cascavel, Juliana Biazze Feitosa; da Professora Elizety Mieko, pertencente ao Núcleo Regional de Educação de Umuarama;  da Gerente de Projetos do Departamento de Justiça e da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Cineiva Campoli Tono, além do Coordenador do Núcleo da Infância e Juventude da Defensoria Pública do Estado do Paraná (NUDIJ), o defensor público Marcelo Lucena Diniz.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.