• Twitter
  • Facebook
  • Flickr
  • Youtube
  • Flicker

Defensoria

10/06/2019

IFPR, NUCIDH e DPU formam a 1ª Turma de Operadores em Direitos Étnicos e Coletivos Ilhéus do Rio Paraná

No final de semana, sábado (08), no campus em Umuarama do Instituto Federal do Paraná (IFPR), foi realizada a primeira formatura do curso de qualificação profissional, também conhecido como formação inicial e continuada (FIC).

Na ocasião, foi diplomada a 1ª Turma de Operadores em Direitos Étnicos e Coletivos Ilhéus do Rio Paraná. O curso é uma parceria entre o IFPR Paranaguá, DPE-PR e DPU na área da educação em direitos humanos das comunidades tradicionais, sendo este curso voltado exclusivamente para os Ilhéus do Rio Paraná.

A solenidade de colação de grau foi presidida pelo prof. Dr. Alan Rodrigo Padilha, diretor do campus Umuarama, contando com a presença do prof. Dr. Roberto Martins de Souza, coordenador do NUPOVOS; Francisco Vitorino da Silva, presidente da APIG (Associação dos Atingidos pelo Parque Nacional de Ilha Grande e Área de Proteção Ambiental); profa. Dra. Luciana Maestro Borges, coordenadora dos cursos FIC e PROEJA e o defensor auxiliar do NUCIDH Dr. Wisley Rodrigo dos Santos. Foram diplomados 17 alunos:
 
Dailton Da Silva
Evaldo Turman
Francisco Vitorino da Silva
Guilherme Vitorino Dos Santos
Heleno De Matos
Janete Maria Da Silva
João Benjamim Franco
José Gonçalves dos Santos
José Luiz Franco
Leoni Jonck
Maria Rosa Benjamim Martins
Misael Jeferson Nobre
Nelsi Maria Franco
Olímpio Benjamim Franco
Olívio Benjamim Franco
Jose Carlos de Souza
Jose Itor Barbosa
 
Homenageados Post Mortem
Laura Maria Franco
Pedro Dias dos Santos
 
Os cursos de Formação Inicial e Continuada no IFPR  tem como coordenadora geral a profa. Dra. Luciana Maestro Borges, contando com a participação do professor Dr. Roberto Martins de Souza, coordenador do Núcleo de Defesa dos Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais (NUPOVOS/IFPR), além da colaboração e apoio do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NUCIDH), da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), e da Defensoria Pública da União (DPU).

As fotos da formatura estão disponíveis no Flickr da DPE-PR. 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.