• Twitter
  • Facebook
  • Flickr
  • Youtube
  • Flicker

Defensoria

11/02/2019

NUDIJ e IFPR mobilizam faxinalenses para participarem da construção do currículo escolar das escolas de campos em Guarapuava

Desde o final de 2018, O NUDIJ - Núcleo da Infância e Juventude da Defensoria Pública do Estado do Paraná e o IFPR – Instituto Federal do Paraná estão atuando para garantir a participação dos faxinalenses na construção do currículo escola das escolas de campo em Guarapuava, cidade localizada na região centro-sul do Estado. E agora, em 2019, eles participarão desta construção.

No dia 14 de dezembro de 2018, foi realizada uma reunião em Guarapuava que contou com a participação de diretoras das escolas, lideranças faxinalenses, pessoas da comunidade e professores do IFPR. Na ocasião, houve um encaminhamento, no sentido da participação dos faxinalenses na semana pedagógica das escolas de campo, de modo a contribuírem na construção do currículo e da abordagem pedagógica direcionada aos alunos. No dia 8 de fevereiro de 2019 houve a confirmação de que o convite foi enviado, e outra reunião foi marcada para o próximo dia 21 do mesmo mês, na qual será discutida a questão e os resultados da participação, em Guarapuava.

O NUDIJ vem realizando diversas atuações junto a comunidades tradicionais ( como os povos indígenas, ciganos, pescadores artesanais e faxinalenses) no sentido de garantir a educação de campo adequada, ou seja, adaptada à necessidades e à cultura da comunidade atendida, seja pelo incentivo na construção de currículos diferenciados, pela promoção de debate acerca de diretrizes pedagógicas especificas ou pela atuação judicial para evitar fechamento ou desestruturação de escolas de campo.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.