• Twitter
  • Facebook
  • Flickr
  • Youtube
  • Flicker

Defensoria

17/12/2020

Moderna e atemporal, DPE-PR lança nova identidade visual

A nova marca preserva elementos da anterior, além de incorporar a sigla “DPE-PR”, seguindo a nomenclatura adotada por outras Defensorias.

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) está de cara nova. A Instituição acaba de lançar a nova identidade visual, com mais um tom de verde, elementos reorganizados e  tipografia atualizada. Tudo isso sem perder a composição forte e já reconhecida pelos paranaenses, construída ao longo de 9 anos.

Agora, ficou mais fácil identificar que os materiais, principalmente digitais, tratam da Instituição. O texto (Defensoria Pública do Estado do Paraná); a sigla (DPE-PR) e o já conhecido logotipo, que consiste no mapa do Paraná, simbolizando o Estado, uma balança, que simboliza o equilíbrio, e uma espada, representando a Defensoria, tornam-se ainda mais inconfundíveis.

Mas, o novo visual vai além da questão estética. Isso porque, em termos técnicos, a composição harmoniosa entre os elementais e a linguagem mais simples e moderna garantem uma melhor aplicabilidade da marca institucional e do logotipo em materiais gráficos.
 
O Vinicius Maicol Bessa, que é estudante de tecnologia em design gráfico e responsável pelo projeto, desenvolveu a nova identidade visual enquanto estagiava na Assessoria de Comunicação da Defensoria (ASCOM). Ele explica que reformular a marca, sem perder o poder de reconhecimento construído com o público, foi o principal objetivo. “Para conseguir alcançar esse equilíbrio, o re-design trabalhou as características da marca original, sintetizando e destacando seus principais aspectos. Ela reafirma os conceitos criados e estabelecidos pela anterior com uma linguagem mais moderna e versátil”, comenta ele, que também desenvolveu a nova identidade da Escola da Defensoria (EDEPAR).

Segundo o coordenador da Assessoria de Comunicação da DPE-PR, Alexandre Valente, uma marca representa, com elementos gráficos, como uma Instituição quer ser vista pela sociedade. “Desta forma, a identidade visual, aprimorada às novas necessidades, terá mais potencial de visualização e conexão com quem a visualiza. A expectativa é que, no futuro, esta marca seja cada vez mais familiar no cotidiano das pessoas”, complementa.

Para o defensor público-geral do Estado, dr. Eduardo Abraão, a iniciativa de reestruturar a identidade visual da Instituição surgiu da necessidade de legitimar a marca da DPE-PR em todo trabalho que é realizado. A primeira criação não atendia a todas as demandas digitais que existem atualmente, o que fez com que uma nova marca fosse pensada. “A modernidade nos trouxe a necessidade de adaptação, mas ainda assim, não gostaríamos de alterar o visual já reconhecido por todos os paranaenses. Foi preciso um grande estudo e muita análise para se chegar ao resultado final, mantendo nosso padrão, porém, apresentando uma composição mais atualizada e que pode ser usada para todas as finalidades, como documentos, artes, etc.”, detalha o DPG.

A nova identidade visual será adotada a partir de janeiro de 2021, tanto nas peças de comunicação, quanto nas redes sociais, site e documentos internos.

Confira o Manual da Marca.

E os Núcleos, como ficam?
Assim como na DPE-PR, a identidade visual dos Núcleos Especializados e do Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) também foi reestruturada. Os novos logotipos seguem um padrão visual que se repete, criando uma identidade mais forte e enfática, mas sempre respeitando as individualidades de cada um.

Essa medida cria uma “hierarquia visual”, tornando mais fácil a identificação dos Núcleos como partes de um mesmo propósito. Além disso, uma comunicação visual mais clara ajuda a reforçar os valores da Instituição que, desde 2011, presta assistência jurídica integral e gratuita aos paranaenses que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.