• Twitter
  • Facebook
  • Flickr
  • Youtube
  • Flicker

Defensoria

18/03/2020

DPE-PR faz recomendações para SANEPAR e COPEL devido ao novo coronavírus

Recomendações são feitas em razão do surto ocasionado pelo novo coronavírus.

A Defensoria Pública do Estado do Paraná, através do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NUCIDH) e o Núcleo da Infância e Juventude (NUDIJ), fez recomendações para a SANEPAR, companhia de água, e para a COPEL, companhia de luz. A orientação é para que não haja a interrupção no fornecimento de luz e água nestes períodos de isolamento social e quarentena, por conta do novo coronavírus (COVID-19).

Caso haja inadimplemento (não pagamento das contas), as empresas não devem interromper os serviços (cortar a água e a luz). Essas medidas visam enfrentar a emergência de saúde pública, visto que o corte nestes serviços básicos implicariam em riscos à saúde e higiene da população. Essas recomendações são válidas até enquanto durar o estado de pandemia do vírus.

Para o defensor público e coordenador do NUDIJ, dr. Bruno Muller Silva, “a não interrupção de água e luz irá ajudar bastante as famílias que não podem, ou não devem mais sair de casa, por estarem realizando teletrabalho ou pela dispensa das empresas. A água, especialmente nas questões de higienização, pra lavar a mão com água e sabão e a energia para manter as condições de habitabilidade das casas e também para manter as condições mínimas de higiene das famílias, crianças e adolescentes nos próximos dias”. A DPE-PR espera que sejam buscados meios menos gravosos de coação para as cobranças e aguarda resposta das companhias em um prazo de até 3 dias.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.