• Twitter
  • Facebook
  • Flickr
  • Youtube
  • Flicker

Defensoria

16/12/2019

Formatura certifica segunda turma de Defensoras e Defensores Populares

A solenidade teve a presença de autoridades e familiares na segunda turma certificada pelo curso de Defensoras e Defensores Populares.

Na última sexta-feira (13), aconteceu a formatura de 20 alunas(os) do curso de Defensoras e Defensores Populares, na Sede Central da Defensoria Pública do Estado do Paraná. O evento reuniu todas(os) as(os) envolvidas(os) na iniciativa, na qual, busca assegurar que os direitos humanos sejam garantidos dentro das comunidades.

Desde 2018, um termo de cooperação firmado entre a Defensoria Pública do Estado do Paraná, através do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NUCIDH), junto ao Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Defensoria Pública da União (DPU), desenvolve cursos de Formação Inicial e Continuada em Direitos Humanos. O objetivo da parceria é formar pessoas capacitadas para reconhecer ofensas aos direitos humanos em suas comunidades, assim como replicar conhecimentos e orientações aos cidadãos e cidadãs sobre seus direitos. 

Durante as aulas, as(os) alunas(os) abordaram quais são os direitos humanos e como aplicá-los (gênero, educação, racismo e moradia); violência contra a mulher; seguridade social (assistência social, previdência social e saúde); e noções de processo judicial e organização comunitária.

O defensor público-geral, dr. Eduardo Pião Ortiz Abraão, parabenizou as Defensoras e os Defensores pela certificação do curso, além de ressaltar a importância destas iniciativas nas comunidades. “Por meio de educação de direitos, a gente promove a informação. A informação ao cidadão. E é esse processo de educação que possivelmente vai fazer com que nós consigamos que o nosso país saia da situação de tanta desigualdade social”, afirmou.

A coordenadora do curso Defensoras e Defensores Populares, professora dra. Cintia Tortato, falou sobre a mudança que as(os) alunas(os) tiveram ao longo do curso e a nova função que as(os) formadas(os) terão dentro das comunidades. “Vocês representam uma responsabilidade. Outras pessoas dependem desse saber que, hoje, vocês conseguem dizer que têm”, comentou a professora.

Na ocasião, autoridades e familiares das(os) formandas(os) estiveram presentes. A mesa diretiva foi composta pelo defensor público-geral, dr. Eduardo Pião Ortiz Abraão; a defensora pública coordenadora do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos do Estado do Paraná (NUCIDH), dra. Cinthia Azevedo Santos; o ouvidor externo da DPE-PR, dr. Thiago de Azevedo Pinheiro Oshino; o diretor do campus de Paranaguá do Instituto Federal do Paraná (IFPR), professor dr. Mateus Neves Gomes; o defensor federal regional de direitos humanos do Estado do Paraná, dr. João Juliano Josué Francisco; o diretor de extensão, pesquisa e inovação do campus de Curitiba do IFPR, professor dr. Vilmar Fernandes; a coordenadora do curso Defensoras e Defensores Populares, professora dra. Cintia Tortato e a coordenadora do Eixo de Cursos FIC/EJA do campus de Paranaguá do IFPR, professora dra. Luciana Maestro Borges. Professores do curso e alguns defensores públicos também estiveram presentes na solenidade. 

Confira a lista das Defensoras e Defensores Populares formados em 2019:

Adimi Aparecida Batista

Amarildo Antônio Meireles da Silva

Arick de Oliveira

Celso Ney Chaves

Clesimar Matos da Silva

Doracy Martins

Elianna Benita Cedeno Hernandez

Ivone Soraia Mangger Dina

Jéssica Gonçalves dos Santos

Jessielen dos Santos da Luz

Jéssika Teixeira de Melo

Keilla Zellner da Silva

Leonilda Aparecida Carneiro

Luiza Helena dos Santos Sckeurs

Paulo Sergio Machado Cordeiro

Renato Stroparo

Silvia Maria Santos Alarcon

Veronica Aparecida Claudio

Wilian de Jesus Carvalho

 

Clique aqui para visualizar todas as fotos.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.