• Twitter
  • Facebook
  • Flickr
  • Youtube
  • Flicker

Defensoria

13/11/2019

DPE-PR em Cianorte realiza o projeto de educação em direitos nas escolas

O foco do projeto são alunos entre sete e nove anos que cursam o 3º ano do ensino fundamental

 

A sede da Defensoria Pública do Estado do Paraná em Cianorte realiza o projeto “Direitos e Deveres do ECA” que, por meio de palestras, trabalha os direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os deveres como cidadãos e também dá instruções para identificar possíveis ameaças e/ou violações de direito. O foco são alunos entre sete e nove anos que cursam o 3º ano do ensino fundamental.

Em encontros regulares com os alunos, a equipe de psicologia e serviço social da DPE-PR utiliza uma metodologia que envolve histórias em quadrinhos e dinâmicas de grupo. O projeto está presente em 13 escolas, sendo duas delas no distrito de Cianorte, e acontece desde 2015. “É um projeto que não tem muita visibilidade, mas que traz muitos frutos – principalmente no que diz respeito a violência e violações e direitos”, conta a assistente social da Instituição, Grazielle Ganhão. 

A escolha do público se deu por ser nessa fase que a criança está mais aberta ao aprendizado. “É nessa idade que a criança consegue internalizar mais as informações, então foi psicologicamente pensando que escolhemos esse grupo de alunos, entre os sete e nove anos”, conta Grazielle.

DPE-PR em Cianorte

Além do projeto “Direitos e Deveres do ECA”, a sede da Defensoria Pública do Estado do Paraná em Cianorte realiza os projetos “Recomeçar”, que trabalha com mulheres vítimas de violência doméstica; e o projeto de sensibilização aos autores de violência doméstica, que atua em parceria com profissionais de diversos órgãos, como Ministério Público, Tribunal de Justiça, Centro de Atenção Psicossocial, Centro de Referência Especializado de Assistência Social e Ouvidoria da Mulher.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.