• Twitter
  • Facebook
  • Flickr
  • Youtube
  • Flicker

Defensoria

04/10/2019

DPE-PR promove manhã de conscientização sobre o Outubro Rosa

Integrantes da Associação Amigas da Mama (AAMA), instituição parceira da DPE-PR, deram uma palestra acerca do câncer de mama.

Na manhã dessa sexta-feira (04), defensoras(es) públicas(os), servidoras(es), estagiárias(os) e terceirizadas(os) da Defensoria Pública do Estado do Paraná se reuniram na Sede Administrativa da Instituição para um café da manhã repleto de conscientização. Integrantes da Associação Amigas da Mama (AAMA), instituição parceira da DPE-PR, deram uma palestra acerca do câncer de mama.

O Câncer de Mama atinge cerca de 60 mil mulheres por ano e, aproximadamente, 90% dos casos podem ser evitados pelo autoexame. A AAMA presta auxilio para mulheres que enfrentam a doença. “Eu já tive câncer de mama, assim como muitas voluntárias da Associação, então nós somos a prova viva de que é possível a cura, é só não ter medo”, conta a presidente da Associação, Macarcy de Fátima Bernardini Engelbert.

Durante a apresentação, ministrada pela voluntária Daniele Banzzatto e pela presidente da AAMA Macarcy, foram mostrados produtos feitos pela Associação para auxiliar no tratamento da doença, como perucas, recipientes para colocar a bolsa de dreno, entre outros.

Em sua fala de abertura, o defensor público-geral, dr. Eduardo Abraão, abordou sobre a divulgação da informação a respeito do Câncer de Mama, destacando a importância da realização do autoexame. “As coisas boas e bonitas da vida estão na simplicidade, e a gente está falando de vida aqui hoje”.

Para a defensora pública coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM), o papel da Defensoria tem que ser estendido, não só na divulgação e conscientização, mas também na busca do melhor atendimento no Sistema Público de Saúde, para que os exames sejam mais rápidos. “A Defensoria Pública tem um papel imprescindível na busca dessas políticas públicas de diminuir a fila para esses exames”.

 

Outubro Rosa

A campanha Outubro Rosa acontece anualmente por todo o mundo e tem como objetivo alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.