• Twitter
  • Facebook
  • Flickr
  • Youtube
  • Flicker

Defensoria

14/05/2019

NUDIJ ministra em atividade de formação sobre crianças migrantes

No dia 10 de maio, o coordenador do NUDIJ (Núcleo da Infância e Juventude da Defensoria do Paraná), participou como facilitador da oficina "Crianças Migrantes", parte do Simpósio 'Refugiados e Migrantes no Paraná: como acolher e integrar?', promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União, nos dias 08, 09 e 10 de maio, onde 245 pessoas foram capacitadas através das atividades de formação, com a temática em torno do estado do Paraná. O simpósio faz parte do projeto “atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes no Brasil”. 

O dr. Marcelo Diniz, com a dra. Debora Castiglione, da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o dr. João Chaves, da Defensoria Pública da União (DPU), ministraram a oficina, realizando uma breve exposição acerca da normativa internacional, dos fluxos e procedimentos levados a cabo no ingresso de crianças no país e, posteriormente, da necessidade e sugestões de operacionalização da rede local para a integração de tais crianças e adolescentes na comunidade local. Gestores do sistema, professores universitários e profissionais ligados a organizações não governamentais com atuação no atendimento a migrantes participaram da oficina realizada.

Participou também a psicóloga do CAM que tem realizado atividades junto ao NUDIJ, Lethicia Gaidarji. Da oficina, sugestões foram encaminhadas para a operacionalização da rede protetiva setorial, bem como foram planejadas parcerias locais para a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes migrantes no Estado, buscando superar barreiras linguísticas e de compreensão dos costumes e da ordem jurídica brasileira.

O projeto “atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes no Brasil”, é realizado pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Conectas Direitos Humanos, o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), a Defensoria Pública da União (DPU), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a Missão Paz e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.