• Twitter
  • Facebook
  • Flickr
  • Youtube
  • Flicker

Defensoria

08/03/2019

NUDEM participa de ações que esclarecem os direitos das mulheres

Na sexta-feira (08), o Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da mulher (NUDEM), participou de um ciclo de palestras que aconteceu na Penitenciária Feminina de Piraquara, organizado pela Defensoria Pública do Estado em Curitiba. 

Os temas tratados foram sobre violência doméstica contra as mulheres e educação em direitos das mulheres, direcionado às pessoas que se encontram presas naquele local. Na oportunidade, as reclusas tiraram dúvidas acerca dos seus processos e direitos. Participaram do encontro a defensora pública coordenadora do NUDEM, dra. Eliana Lopes, a defensora pública dra. Andreza de Menezes, a defensora Claudia da Cruz, psicólogas e assistentes sociais da Defensoria Pública. A psicóloga Luana Leonel Giacomeli, convidada externa, falou sobre a importância da autoestima.

Foram arrecadados itens de higiene pessoal que foram entregues na Penitenciária, como shampoos, condicionadores, desodorantes roll-on, sabonetes e absorventes.

O evento foi realizado pela Defensoria Pública pelo Setor de Execução. Também participaram do evento a Defensora Pública Claudia Rezende, o Defensor Público Henrique Camargo e a Defensora Pública Andreza Menezes e ainda a equipe técnica do CAM. Também estavam presentes representantes do Conselho de Comunidade. 

O NUDEM também participou da roda de conversa organizada pela "Cáritas", para apresentação dos serviços da Defensoria e tirar eventuais dúvidas sobre direitos das mulheres. A Cáritas é entidade ligada à CNBB - Confederação Nacional de Bispos do Brasil, que desenvolve atividades solidárias para pessoas carentes.

As ações do NUDEM em prol das mulheres no mês de março continuam. Ainda hoje, 8/3, roda de conversa com a equipe da Casa da Mulher Brasileira. 

No dia 13/03, durante a tarde, o NUDEM participará de orientação sobre documentação de mulheres trans que desejem retificar nome e gênero na certidão de nascimento, em mutirão realizado pelo Transgrupo Marcela Prado, na Rua Des. Westphalen, 15, sala 706, Centro, Curitiba. O NUCIDH e os defensores Daniel Pereira e Vitor Eduardo Tavares, colaborador do NUDEM, também participarão da ação.

No dia 22/03, às 9:30, o NUDEM participará de composição de mesa no evento "A Atuação do MPPR no enfrentamento à violência de gênero contra a Mulher", e palestrará sobre o tema "Violência doméstica e feminicídio: os ciclos da violência", no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos. Local: Auditório Ary Florêncio Guimarães - Sede do MPPR, situado na Rua Marechal Hermes, nº 751, Curitiba. A realização do evento objetiva reunir público externo, procuradores e promotores de Justiça, bem como servidores e estagiários vinculados a MPPR para debater questões relacionadas à violência de gênero contra a mulher.

No dia 25/03,o Núcleo irá realizar uma palestra na Assembleia Legislativa sobre o tema a convite da deputada  pela Deputada Mara Lima. O evento se inicia às 9h no plenarinho da Alep.

E, no dia 27/03, às 8hs, o NUDEM palestrará, em curso promovido pela Escola Superior da Polícia Civil com o CODEM - Coordenadoria das Delegacias da Mulher da Divisão de Polícia Especializada da Polícia Civil do Paraná - "Curso de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência", sobre o tema "Atendimento da Mulher em Situação de Violência". O curso visa a capacitação para padronização do atendimento de ocorrências relacionadas à Lei 11.340/2006.

Clique aqui para ter acesso a cartilha sobre violência obstétrica e aqui para ter acesso a cartilha em comemoração do dia internacional da mulher.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.