• Twitter
  • Facebook
  • Flickr
  • Feed RSS

Defensoria

06/11/2018

NUDEM e NUCIDH estiveram na Penitenciária Feminina, para palestra de orientação sobre saúde sexual.

No dia 24 de outubro de 2018, às 14 horas, o Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher – NUDEM, por meio de sua coordenadora, a Dra. Eliana Tavares Paes Lopes, e o Núcleo de Direitos Humanos – NUCIDH, por meio de sua coordenadora, a Dra. Cinthia Azevedo Santos, estiveram na Penitenciária Feminina de Piraquara - PFP, em parceria com o Transgrupo Marcela Prado, representado por sua diretora Karollyne Nascimento, para oferecer às presas palestra de conscientização e orientação sobre saúde sexual.

A palestra, que foi ministrada pela diretora do Transgrupo, contou com explicações sobre a higiene íntima da mulher, prevenção e cuidado de doenças e infecções sexualmente transmissíveis - ISTs, métodos contraceptivos, como as camisinhas masculina e feminina, doenças ligadas aos órgãos reprodutores como, por exemplo, câncer de mama e de ovário e questões de orientação sexual e identidade de gênero. No final da palestra foi aberto à discussão e perguntas referentes ao tema, que foram prontamente sanadas pela palestrante. A palestra durou cerca de duas horas e, no fim, foram distribuídos materiais informativos e preservativos femininos para as presas.

Segundo a Dra. Eliana Tavares Paes Lopes, coordenadora do NUDEM “palestras com conscientização como esta são muito importantes para a população carcerária feminina, bem como para identificação de pessoas trans presas, para uma segunda etapa que será a orientação sobre retificação de prenome e gênero”.

Estiveram presentes, além das Defensoras Públicas e da diretora do Transgrupo, a sra. Irecilse Drogek, da Divisão de Tratamento Penal do Departamento Penitenciário – DEPEN, a sra. Cinthia Maria Mattar Bernadelli Dias, diretora da Penitenciária Feminina de Piraquara, a estagiária de direito Nicole Szychta Chiroli do NUDEM e as agentes de segurança do estabelecimento penal

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.