• Twitter
  • Facebook
  • Flickr
  • Feed RSS

Defensoria

15/05/2018

15 de maio: Dia do(a) Assistente Social

Conforme a Lei n° 3.252, de 27 de agosto de 1957, o Dia do Assistente Social surgiu e é comemorado no dia 15 de maio. A data é para celebrar e homenagear os profissionais do Serviço Social, que atuam para melhorar as condições de vida, saúde e trabalho, lutando pelos direitos humanos.

A luta pelos direitos humanos pode ser realizada por todos da sociedade, mas os profissionais da área, se especializam - fazendo curso de Serviço Social – em buscar e construir planos para as pessoas que precisam.

Na Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPPR), os profissionais são de extrema importância, pois lidam diretamente com a população que necessita do auxílio e de orientações, dependendo do caso. “As/Os assistentes sociais da DPPR atuam na defesa, promoção e proteção dos direitos de famílias e indivíduos. Intervêm de forma crítica, criativa e propositiva na realidade social que se expressa em desigualdades sociais, de gênero e raça, vulnerabilidades e violações de direitos humanos, conflitos familiares e sociais e a exclusão do acesso aos bens e serviços”, explica Tamíres Caroline de Oliveira, assistente social da DPPR.

O trabalho realizado pela Instituição, com as pessoas que necessitam do serviço, vão além de um simples atendimento. “ Na DPPR as/os assistentes sociais atuam no planejamento, assessoramento e atendimento, articulando estratégias democráticas e participativas de acesso da população aos direitos e serviços sociais, contribuindo para a reconstrução de trajetórias de vidas e de recomposição dos direitos violados, zelando pela qualidade dos serviços prestados à população e recusa a qualquer forma de preconceito ou discriminação”, finaliza Tamíres.

 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.