• Twitter
  • Facebook
  • Flickr
  • Feed RSS

Defensoria

13/04/2018

Defensoria Pública participa de audiência pública de apoio aos portadores de Transtorno do Espectro Autista

Nesta quarta-feira (11), o defensor público Thiago Magalhães, participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná. A audiência tratou sobre "Os desafios e as perspectivas de acompanhamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA)".

O encontro foi proposto pelo deputado Ney Leprevost e reuniu especialistas, representantes de entidades e pais de portadores do autismo que expuseram as dificuldades e perspectivas para garantir qualidade de vida a estes indivíduos e suas famílias

Para Leprevost, é preciso tratar do tema com recorrência para que o Brasil possa alcançar políticas públicas sobre o autismo como as que são aplicadas em países desenvolvidos. “A partir do que discutirmos nessas audiências públicas podemos recolher subsídios para que se apresentem indicações legislativas, requerimentos ao Poder Executivo e projetos de lei melhores e mais eficientes”, afirmou.

O defensor público Thiago Magalhães, que atua na área da Infância e Juventude da Defensoria Pública, explica que a discussão do tema é de suma importância no Estado do Paraná, pois pesquisas recentes demonstram a prevalência do transtorno do espectro autista em aproximadamente 1 em cada 100 pessoas no Brasil, o que totalizaria cerca de 2 milhões de pessoas e destaca a atenção que essas pessoas precisam e merecem ter. “As pessoas acometidas pelo autismo merecem toda a atenção e proteção através de políticas públicas. Nesse sentido, o Núcleo da Infância e Juventude da Defensoria Pública do Estado do Paraná (NUDIJ), atualmente, conta com 02 procedimentos em trâmite para tratar da área da educação e da saúde. Ressalto, ainda, a importância de audiências públicas como esta, no avanço da condução do tema no Estado e nos Municípios paranaenses, sendo necessário exaltar e elogiar a combatividade da sociedade civil que atua na matéria”, finaliza.

Participaram da audiência pública ainda os vereadores por Curitiba, Pier Petruzziello e Felipe Braga Côrtes; o defensor público, Thiago Magalhães Machado; a presidente da União de Pais pelo Autismo, Thielen Roth; a coordenadora do “Projeto Eu Digo X”, Sabrina Muggiati; a fundadora do Instituto ICO Project, Elise Matos; e a integrante do grupo de pais e mestres de autistas “Anjo Azul”, Fernanda Rosa.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.